Hits dos anos 80 são o melhor tipo de música para reduzir a ansiedade, diz pesquisa

Um novo estudo descobriu que a música pop dos ano 80 é a mais relaxante para as pessoas que buscam regular a saúde a partir da música. A pesquisa, conduzida na Turquia pela Vera Clinic, especializada em transplantes cosméticos, apontou que sons dos anos 80 como Duran Duran, Wham! e Pet Shop Boys são os melhores para reduzir a pressão arterial, devido à sua “nostalgia positiva”.

Para o estudo, a clínica analisou o comportamento de 1540 voluntários entre 18 e 65 anos com uma playlist do Spotify com faixas de Jazz, R&B, techno, pop, heavy metal, entre outros gêneros. Os pesquisadores acompanharam a frequência cardíaca e o nível de pressão arterial dos participantes.

Os resultados mostraram que ao ouvir o pop dos anos 80, 36% dos participantes tiveram redução da pressão arterial, diminuindo sua ansiedade, contra 18% dos que ouviram heavy metal e 15% dos ouvintes de pop contemporâneo.

“Os resultados podem parecer surpreendentes num primeiro momento, mas fazem muito sentido do ponto de vista médico”, disse o diretor da Vera Clinic, Ömer Avlanmış, ao Metal Sucks.

“Hits dos anos 80 parecem para muitas pessoas trazer com eles uma nostalgia positiva e a sua sonoridade festiva ajuda a induzir a liberação de endorfinas e serotonina no cérebro, tanto aumentando os sentimentos de felicidade e calma. Músicas raivosas como o metal, entretanto, podem ajudar os ouvintes a processar seus sentimentos e, como resultado, levar a um maior bem-estar”, explicou Avlanmış.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>