A-ha anuncia álbum acústico ao vivo e nova turnê

Uma semana após fazer suspense nas redes sociais, o a-ha anunciou nessa quinta-feira (15) que gravará um álbum acústico ao vivo no ano que vem – nos formatos CD e DVD – e que sairá em turnê em 2018. A notícia foi comemorada por fãs de todo o mundo, que há anos aguardam o lançamento de um disco unplugged, até hoje inédito na discografia da banda. “Magne, Morten e Paul se juntarão a um grupo de músicos escolhidos a dedo para embelezar e reinventar os clássicos, bem como apresentar novo material em arranjos acústicos”, registra o site oficial do trio.

Para a gravação do novo álbum, o a-ha fará uma série de apresentações intimistas entre os dias 26 e 30 de junho de 2017. Ainda não se sabe o local onde elas serão realizadas. Em entrevista ao jornal VG, o empresário do grupo, Harald Wiik, afirmou que provavelmente ocorrerão na própria Noruega. “Quatro performances com capacidade muito limitada”, adiantou. A previsão é que o CD e o DVD sejam lançados em novembro do mesmo ano.

Já em janeiro de 2018, o grupo dará início a uma turnê para apresentar o projeto acústico que, segundo o trio, oferecerá aos fãs “uma nova forma de experimentar a música que eles amam”. Até agora já foram confirmadas dez apresentações (relação abaixo), sendo oito na Alemanha, uma na Áustria e uma na Suíça. Mais shows serão anunciados em breve.

“A banda está finalmente se juntando para gravações acústicas ao vivo de uma vasta seleção de nossas músicas! Neste momento, há um claro e crescente entusiasmo dentro do grupo em relação a isso. Tivemos momentos maravilhosos com os fãs em nossa última turnê e, como um quarto membro da banda, (eles) certamente tiveram uma influência no nosso compromisso com isso. Estou realmente ansioso por tudo isso!”, declarou Morten.

Imagem publicada há uma semana fez suspense sobre o anúncio

Em novembro de 2015, ao responder a perguntas enviadas por fãs, Paul foi questionado o porquê de o a-ha nunca ter feito um acústico. “Isso tem sido discutido ao longo do tempo”, disse o guitarrista. Em outubro deste ano, ao falar sobre o futuro do grupo em entrevista à rádio BBC, ele voltou a tocar no assunto. “Eu adoraria fazer um novo álbum, estou insistindo por isso. Mas, você sabe, há outros planos, talvez haja um disco acústico a caminho… Não sabemos. Nós não dissemos adeus, então eu sei que haverá mais. Vamos ver onde isso acaba”.

A pré-venda de ingressos para as apresentações na Alemanha foi aberta hoje pelo site Eventim. A venda regular começa na segunda (19). Já a pré-venda de ingressos para o show na Suíça tem início na terça (20) pelo site Ticketcorner, com a venda regular começando na quarta (21), mesma data em que começarão a ser disponibilizados os ingressos para a apresentação na Áustria (o endereço do site ainda será divulgado).

Datas confirmadas até agora da turnê acústica 2018

23 de janeiro – Stuttgart, Alemanha (Schleyerhalle)
24 de janeiro – Frankfurt, Alemanha (Festhalle)
26 de janeiro – Hannover, Alemanha (TUI Arena)
27 de janeiro – Leipzig, Alemanha (Leipzig Arena)
29 de janeiro – Berlim, Alemanha (Mercedes Benz Arena)
30 de janeiro – Hamburgo, Alemanha (Barclaycard Arena)
2 de fevereiro – Viena, Áustria (Stadthalle)
3 de fevereiro – Munique, Alemanha (Olympiahalle)
5 de fevereiro – Zurique, Suíça (Hallenstadion)
6 de fevereiro – Colônia, Alemanha (Lanxess Arena)

Notícias Relacionadas

Leave a Comment